View Full Version : Linha 2 do Metrô terá mais duas estações
Mahler
August 29th, 2005, 08:17 PM
Excelente notícia.
A Linha 2 do Metrô (Verde – Vila Madalena/Ana Rosa), que está com as obras de expansão aceleradas para chegar ao bairro do Ipiranga em 2006, terá agora duas outras estações. O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, dia 29, a liberação de R$ 20 milhões para realização do projeto executivo para implantação das estações Sacomã e Tamanduateí. Também foi assinado um decreto determinando a área necessária para desapropriação.
A expectativa é a de que até o fim deste ano cerca de 40 desapropriações sejam feitas e todas as licenças ambientais estejam garantidas para que a obra possa começar. Alckmin lembrou que atualmente a Linha 2 pára na Estação Ana Rosa. “Em março do ano que vem serão inauguradas as estações Chácara Klabin e Imigrantes. Em seguida, no mês de setembro, será entregue a Estação Ipiranga. E também vamos iniciar em 2006 a construção das estações Sacomã e Tamanduateí”, assegurou.
A expansão da Linha 2 irá acrescentar mais 7 quilômetros de trilhos ao Metrô. Serão 3,5 quilômetros a mais, entre Ana Rosa e Ipiranga, e 3,5 quilômetros entre Ipiranga e Tamanduateí. “Nesta última estação, o Metrô irá interligar com a Linha D da CPTM para atender a população do ABC paulista. O número de usuários da Linha 2 aumentará de 280 mil passageiros/dia para cerca de 520 mil”, observou o governador.
Ele destacou que o Metrô tem hoje 60 quilômetros de extensão e com as novas estações passará a 67 quilômetros. “E também temos 270 quilômetros de trens de ferrovia. Então, na medida em que vamos integrando um com o outro, a rede supera os 330 quilômetros de trilho”, analisou.
O Metrô transporta atualmente 2,7 milhões de passageiros/dia e os trens da CPTM atendem cerca de 1,3 milhão de usuários diariamente. “Esse é o caminho: Transporte de qualidade e alta capacidade. Se todos resolverem andar de automóvel, a cidade enfarta”, observou Alckmin. Segundo ele, São Paulo é a cidade mais motorizada do mundo com 5,2 milhões de veículos. “Então, temos de dar à população a opção de ter um outro sistema que proporcione a mesma rapidez e eficiência no deslocamento.”
Integração com o ônibus
Alckmin lembrou que hoje o trem já está integrado com o Metrô, pois com o mesmo bilhete é possível andar pelas duas linhas férreas. “E o objetivo é integrar, até o fim deste ano, com o ônibus da prefeitura”, informou. O governador ressaltou ainda que todas as obras de transporte do Metrô e da CPTM estão sendo feitas com recursos do Tesouro Paulista. “Não tem até agora nenhum financiamento e nenhum recurso federal. Tudo está sendo feito com dinheiro de São Paulo”, disse.
Além da expansão da Linha 2, o Governo do Estado também está implantando a Linha 4 do Metrô, com 20 frentes de trabalho simultâneas. A Linha 4 começará no bairro da Luz, onde haverá integração com a Linha 1 (Norte/Sul); depois passará na República, onde integrará com a Linha 3 (Leste/Oeste); em seguida irá para a Avenida Paulista, integrando com a Linha 2; e cruzará o Rio Pinheiros, onde será interligada com o trem da CPTM. “Serão transportados 900 mil passageiros por dia nessa linha”, finalizou o governador.
Mahler
August 29th, 2005, 08:34 PM
Isto significa que no fim de 2008, desconsiderando a 2° fase da linha verde, o metrô terá:
Atual: 57,6Km
Em construção: 12,8Km + 7Km
Total: 77,4Km
Que beleza! O metrô terá diversas conexões com as linhas da CPTM.
Ops!!! Quis dizer segunda fase da linha amarela.
neosoux
August 29th, 2005, 08:36 PM
Sampa é a cidade mais motorizada do mundo ?!?!! Desde qdo?? Pra começar, segundo a ultimo dado q vi, Sampa tinha mais de 6 mi de auto! E a cidade de Los Angeles, por exemplo, tme mto mais carro q Sampa, apesar da pop ser menor!!! O gov viajou?
mopc
August 29th, 2005, 10:04 PM
77 km de linha do Metrô, mais 270km de CPTM, mais segunda fase de linha 5 (10km) mais expresso aeroporto/Guarulhos (40km) mais terceira fase da linha 2 (Tamanduateí Tatuapé, 4km) , 401km de trilhos por SP lá por 2015.
RRC
August 29th, 2005, 11:32 PM
Que notícia ótima!! essa estação Sacomã vai ajudar muito a região do Cursino, que tem um trasporte muito deficitário e falta de grandes avenidas. o ideal é contruir um terminal de ônibus acoplado com a estação de metrô, a exemplo da Vila Mariana, assim muitas linhas de ônibus poderiam ter seu ponto inicial a partir de lá.
Com isso o malfadado Fura-Fila se torna uma coisa ainda mais inítul, pois sua intenção original era ligar o Pq Dom Pedro até o Sacomã, seguindo o caminho da Av. do Estado. com o metrô o Sacomã já vais er interligado com o restod a cidade. Tempos atrás ouvi um pleno do Serra de usar a estrutura do fura Fila como corredor de ônibus expresso para São Mateus e Cidade Tiradentes, via Anhaia Mello talvez seja sua única saída digna.
MauM
August 30th, 2005, 02:31 AM
Muito bom. A integração com a estação Tamanduateí vai facilitar muito pro pessaol do ABC que trabalha em Sampa e depende do tranporte coletivo.
schmidt
August 30th, 2005, 02:39 AM
77 km de linha do Metrô, mais 270km de CPTM, mais segunda fase de linha 5 (10km) mais expresso aeroporto/Guarulhos (40km) mais terceira fase da linha 2 (Tamanduateí Tatuapé, 4km) , 401km de trilhos por SP lá por 2015.
Duvido.
brandi
August 30th, 2005, 04:50 AM
Duvido.
Eu não duvido não.
Serão "apenas" mais 74 km de trilhos (se não errei nas contas) somados aos atuais 327 km.
Até 2015 é perfeitamente viável.
brandi
August 30th, 2005, 04:54 AM
Sampa é a cidade mais motorizada do mundo ?!?!! Desde qdo?? Pra começar, segundo a ultimo dado q vi, Sampa tinha mais de 6 mi de auto! E a cidade de Los Angeles, por exemplo, tme mto mais carro q Sampa, apesar da pop ser menor!!! O gov viajou?
Também sempre soube que era Los Angeles (e deve ser com certeza).
De qualquer modo, 6 milhões de veículos significa que tem mais carro em SP do que gente no município do Rio de Janeiro.
mopc
August 30th, 2005, 02:59 PM
A única dúvida é quanto à continuação da linha 5 entre Largo 13 e Santa Cruz/Ch.Klábin, que é apenas um projeto e pelo que sei não tem nenhum centavo para a obra em si.
O expresso aeroporto/Guarulhos de 40km parece muita coisa mas não é tanto assim, o custo/km da implantação vai ser umas cinco vezes mais baixo que o metrô pois vai aproveitar ferrovias já existentes e o resto (entre linha F e aeroporto) será ou elevado ou na superfície, se bem que vai ter uns 4km de túneis em trechos diferentes.
É provável que o expresso aeroporto entre em operação antes de 2012.
Quanto à extensão da linha 2 até Tamanduateí parece não haver muitas dúvidas que ocorrerá até 2008, já que o trecho até Ipiranga está quase pronto e as duas estações que faltam (Sacomã e Tamanduateí) já estão aprovadas. O negócio é a continuação até Tatuapé, aposto que o governo diz até 2010 mas ninguém sabe.
Essas são as duas incertezas: os trechos Tamanduateí-Tatuapé e Largo13-Klábin, este último é o mais incerto de todos quanto à data.
GRGM
August 30th, 2005, 06:45 PM
Nossa, perfeito!!!!!!!!
E deixando essas obras no meio do caminho (as estação Sacomã, Tamanduateí e a linha amarela) ao término da gestão, o Alckmin meio que nos obriga a votar no candidato do PSDB nas próximas eleições, hehehehe!
Pra vocês que conhecem as linhas da CPTM... desses 270 km, quais linhas (e consequentemente quantos kms) estão em boas condições, são das que já receberam inventimentos?
RRC
August 30th, 2005, 06:57 PM
Pra vocês que conhecem as linhas da CPTM... desses 270 km, quais linhas (e consequentemente quantos kms) estão em boas condições, são das que já receberam inventimentos?
Que eu saiba, só a Linha Osasco-Jurubatuba, pela Marginal Pinheiros tem excelentes condições, com trens modernos e boa infra estrutura. As piores são as da zona Leste para São miguel e Mogi a partir da Barra Funda. A do ABC acho que é razoável, não tão ruim quanto a de SM Paulista, mas muito longe da de Jurubatuba.
neosoux
August 30th, 2005, 07:36 PM
Também sempre soube que era Los Angeles (e deve ser com certeza).
De qualquer modo, 6 milhões de veículos significa que tem mais carro em SP do que gente no município do Rio de Janeiro.
Pois é... E agora eu me lembrei: Qdo vi , tb falava q só a cidade de Los angeles(17 mi de carros) tem quase a msma qtidade de carros q o Brasil(24mi)...
GRGM
August 30th, 2005, 08:00 PM
^ Ah, eu duvido que Los Angeles tenha 17 milhões de carros, não tem por onde... daria mais de 1 carro por pessoa!!!!!!!!!!!!!! Acho mais fácil a California (tem uns 30 milhões de pessoas, não é?) ter 17 milhões de carros, do que Los Angeles!
neosoux
August 30th, 2005, 08:15 PM
^ Ah, eu duvido que Los Angeles tenha 17 milhões de carros, não tem por onde... daria mais de 1 carro por pessoa!!!!!!!!!!!!!! Acho mais fácil a California (tem uns 30 milhões de pessoas, não é?) ter 17 milhões de carros, do que Los Angeles!
Acho tem por onde... VC nunca ouvi falar em cidade q tem mais de um carro por habitante? E nunca ouviu falar q nos Eua existem cidades com taxas q ultrapassam dois carros por habitantes( Dllas, ou Detroit, ou/e Los Angeles, ....)??
Bom, eu ja ouvi varias vezes, só naum sei se é lenda. :)
brandi
August 30th, 2005, 10:49 PM
Se não me engano, na última vez que li algo sobre isso havia a informação de que a frota de LA estaria em torno de 10 milhões de veículos.
O Natalense
August 31st, 2005, 01:04 AM
As vezes eu ouço a crítica de que o metrô de Sampa e pequeno para a cidade.
Ora, se transporta quase 1/4 ou 1/3 da população...corrigam-me se estiver errado, Paris tem mais do que o dobro do número de estações, mas nem por isso transporta o dobro de pessoas.
Chilenofuturista
August 31st, 2005, 01:14 PM
Felicitações caros Brasileiros! Espero que O Metro de São Paulo possa crescer mais e mais. :) Talvez até 100 kms, por que não? :) Felicitações!
Brasil Guy
August 31st, 2005, 02:35 PM
é bom ver que a malha de trilhos está aumentando em uma velocidade boa.....e pensar que ficou muitos anos praticamente estagnada
Mahler
August 31st, 2005, 06:58 PM
17 milhões de carros. Isso é uma piada. Não há sistema viário do mundo que suporte tamanha quantidade de veículos dentro de uma cidade. Quase o triplo da frota de São Paulo.
Mahler
August 31st, 2005, 07:02 PM
Que eu saiba, só a Linha Osasco-Jurubatuba, pela Marginal Pinheiros tem excelentes condições, com trens modernos e boa infra estrutura. As piores são as da zona Leste para São miguel e Mogi a partir da Barra Funda. A do ABC acho que é razoável, não tão ruim quanto a de SM Paulista, mas muito longe da de Jurubatuba.
A linha E (Expresso Leste) da CPTM está em condições semelhantes a linha C. Os trens melhoraram muito com respeito a situação caótica que se encontravam, porém novos investimentos farão a malha se aproximar da qualidade do metrô, falei aproximar.
mopc
August 31st, 2005, 10:02 PM
Na verdade por possuírem ar-condicionado, os trens da linha C, E e D superam nesse quesito os do metrô, que na linha 2 nem têm ventilação nas estações. Claro que as estações em si, a velocidade comercial e principalmente localização das estaçoes e intervalo de tempo entre trens do metrô são incomparavelmente melhores.
RRC
August 31st, 2005, 10:21 PM
Não sabia dessas condições melhores dos trens da linha E e D. bom saber que aos poucos o governo está melhorando esse meio de transporte tão importante da periferia. Só esperamos que o povo saiba aproveitar....
Mahler
August 31st, 2005, 10:43 PM
Reportagem da Folha.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou ontem as desapropriações e a realização do projeto executivo de mais duas estações da linha 2-verde (Paulista) do Metrô -Sacomã e Tamanduateí-, que prometem aproximar a rede do ABC paulista.
Esse prolongamento, de 3,4 km, permitirá integração com a linha D da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que leva a Rio Grande da Serra.
O custo para aumentar a linha 2 e fazer mais essas duas estações, porém, deve se aproximar de R$ 1 bilhão, sem contar com a compra de mais trens e a construção de um novo pátio de manobras.
Trata-se de um montante 30% superior aos mesmos 3,4 km de extensão da linha 2-verde do Metrô que estão atualmente em construção para prolongar a rede da estação Ana Rosa ao Ipiranga.
Das obras em andamento hoje, Alckmin promete concluir duas estações, Chácara Klabin e Imigrantes, em março de 2006, e uma terceira, Ipiranga, em setembro, às vésperas das eleições.
O governador fez um evento ontem para autorizar a continuidade da linha 2-verde, que atualmente tem 7 km (Vila Madalena-Ana Rosa) e transporta 280 mil passageiros por dia.
Segundo ele, com os 3,4 km em construção hoje e mais 3,4 km prometidos até Tamanduateí, próximo de São Caetano do Sul, a ligação praticamente dobrará de tamanho e passará a transportar 520 mil passageiros por dia.
A intenção futura é levá-la ainda à Vila Prudente e ao Tatuapé.
O presidente do Metrô, Luiz Carlos David, diz que serão desapropriados 40 imóveis, entre a estação Ipiranga e a rua Cipriano Siqueira, num total de R$ 6 milhões.
O projeto executivo sairá por R$ 20 milhões. A idéia, afirma David, é que essa fase seja concluída no final deste ano para que as obras comecem em 2006 e sejam concluídas no prazo de 24 meses.
O governador disse estar otimista em acertar uma liberação de recursos do BNDES em setembro. Ele chegou a dizer que a construção do trecho em 2006 'vai depender um pouco (...) do financiamento do BNDES'.
mopc
September 1st, 2005, 01:04 AM
Não sabia dessas condições melhores dos trens da linha E e D. bom saber que aos poucos o governo está melhorando esse meio de transporte tão importante da periferia. Só esperamos que o povo saiba aproveitar....
Trem da linha E na estação Dom Bosco, extremo leste da cidade. Esses trens são de oito carros e possuem ar-condicionado.
http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/TrainatDomBoscostation.jpg
Os trens da linha D também têm ar mas são de um padrão um tanto inferior a estes.
Os trens da linha C-7 (marg. Pinheiros) são assim, tbm com ar e muito bons, se bem que nesta linha ainda há trens como os da linha D e trens Cobrasma antigos sem ar, mas reformados e em bom estado.
http://img.photobucket.com/albums/v636/mopc/trainarrivesatVilaOlimpia.jpg
Luis FTC
September 1st, 2005, 02:03 AM
Ótimas notícias. Creio que finalmente o transporte sobre trilhos começa a ser encarado de maneira séria, já que é a única alternativa realmente eficaz para o transporte de massa na RM de SP.
gutooo
September 1st, 2005, 08:53 AM
Excelente notícia, fico feliz que o excelente metro de SP esta se expandindo...
infelizmente o alckimin deixou pra fazer isso no final do mandato né?
Mas ele esta construindo bastante!!
Mahler
September 1st, 2005, 06:59 PM
Ótimas notícias. Creio que finalmente o transporte sobre trilhos começa a ser encarado de maneira séria, já que é a única alternativa realmente eficaz para o transporte de massa na RM de SP.
Espero que as próximas gestões encarem o transporte dessa maneira. Se houver investimentos maciços durante 10 anos, será uma mudança drástica para a cidade.
Mahler
September 1st, 2005, 07:11 PM
Na minha opinião este momento será histórico no que se refere ao transporte de massa de trilhos. Entre 2006 e 2008 São Paulo ganhará mais ou menos 20Km de trilhos de metrô.
Mahler
September 1st, 2005, 07:32 PM
A estação Sacomã será construída na rua Greenfeld, no cruzamento com a rua Agostinho Gomes.
balacobaco
September 11th, 2005, 12:14 AM
pelo que eu lí na exame, São Paulo tem a maior frota de carros sim...
e os ´pindices de carros/hab. aqui são de 2 por habitante, o mesmo do França, Japão e Reino Unido.
ótimas notícias... a linha amarela foi muito bem bolada!!! interligação com tudo, meu!!!
mopc
September 11th, 2005, 12:42 AM
Mesmo assim, veja como São Paulo está devagar comparada com outros lugares:
Madrid construiu praticamente 15 km de metrô POR ANO nos últimos dez anos, tendo hoje o terceiro maior metrô da Europa, após Londres e Moscou e tendo superado Paris.
Pequim está construindo nesse momento, para abrir antes das Olimpíadas de 2008, pelo menos 80km de metrô.
Shanghai está construindo ou planejando a curto prazo construir pelo menos 120 km de metrô, fora os 80 km já existentes.
Seul na Coréia fez como Madrid e construiu mais de 180km de metrô entre 1960 e 2000.
A Cidade do México começou um pouco antes de São Paulo a construir seu metrô e hoje ele tem 10 linhas e mais de 170km.
E até Nova York, com seu metrô obscenamente enorme, centenário, planeja construir uma nova linha, chamada de 2nd Avenue Line (planejada desde 1940) de 15km ao custo de 10 bilhões de dólares.
Kauã
September 11th, 2005, 06:37 AM
e os ´pindices de carros/hab. aqui são de 2 por habitante, o mesmo do França, Japão e Reino Unido.
ótimas notícias... a linha amarela foi muito bem bolada!!! interligação com tudo, meu!!!
Vamos pensar um pouco, eu nao li a reportagem a que vc se referem porem carro em um pais rico com uns 4 anos ja é velho e nao vale nada, para chegar a esse indice deve ter sido incluido ate as brasilias, variats, corceis, e fuscoes da vida
mopc
September 11th, 2005, 04:31 PM
Mas nos índices dos países ricos entram carros de qualquer idade tembém. É falso que carro com mais de 4 anos não vale nada em país rico, já visitei vários sites de carros usados mesmo nos EUA com carros de 6, 7, 8 anos e um preço razoável, mesmo carros médios.
Luis FTC
September 11th, 2005, 04:41 PM
Mesmo assim, veja como São Paulo está devagar comparada com outros lugares:
Madrid construiu praticamente 15 km de metrô POR ANO nos últimos dez anos, tendo hoje o terceiro maior metrô da Europa, após Londres e Moscou e tendo superado Paris.
Pequim está construindo nesse momento, para abrir antes das Olimpíadas de 2008, pelo menos 80km de metrô.
Shanghai está construindo ou planejando a curto prazo construir pelo menos 120 km de metrô, fora os 80 km já existentes.
Seul na Coréia fez como Madrid e construiu mais de 180km de metrô entre 1960 e 2000.
A Cidade do México começou um pouco antes de São Paulo a construir seu metrô e hoje ele tem 10 linhas e mais de 170km.
E até Nova York, com seu metrô obscenamente enorme, centenário, planeja construir uma nova linha, chamada de 2nd Avenue Line (planejada desde 1940) de 15km ao custo de 10 bilhões de dólares.
Hehehehe... é verdade, mopc. Só que eles não tem os nossos governantes. O metrô de São Paulo ficou parado por muios anos e só recentemente foi retomada sua ampliação. Bom, antes tarde do que nunca...
Luis FTC
September 11th, 2005, 04:42 PM
Vamos pensar um pouco, eu nao li a reportagem a que vc se referem porem carro em um pais rico com uns 4 anos ja é velho e nao vale nada, para chegar a esse indice deve ter sido incluido ate as brasilias, variats, corceis, e fuscoes da vida
Ué, não são carros também?
mopc
September 11th, 2005, 04:43 PM
Mas por outro lado, São Paulo, com as ampliações do metrô e conversão da malha da CPTM, vai contar com mais de 350km de metrô até 2015.
Luis FTC
September 11th, 2005, 04:43 PM
Também já li isso e vi reportagens na TV.
Bent
September 26th, 2005, 01:01 AM
Oi pessoal, sou novo aqui! Bem, que o metrô é relativamente pequeno, comparado a outras cidades, é. Mas, se não me engano, é considerado um dos mais eficientes, limpos e bem planejados do mundo. Antes qualidade que quantidade, né?
Também tem que se levar em conta que algumas linhas de trem são ótimas, de igual ou até melhor conforto que o metrô. ;-)
Espero que o metrô cresça muitooooooo. Considero o melhor meio de transporte do Brasil, e acho que vários concordam comigo.
Ps: Esses dias eu passei pela tenebrosa Avenida do Estado. PQP! As únicas coisas que se salvam naquela avenida são o Mercado Municipal e o Palácio das Indústrias. De resto é tudo HORRENDO! Deve ser a avenida mais feia do mundo! Alguém aí tem uma sugestão de como melhorar essa medonha avenida?
Luis FTC
September 26th, 2005, 01:10 AM
Oi pessoal, sou novo aqui! Bem, que o metrô é relativamente pequeno, comparado a outras cidades, é. Mas, se não me engano, é considerado um dos mais eficientes, limpos e bem planejados do mundo. Antes qualidade que quantidade, né?
Também tem que se levar em conta que algumas linhas de trem são ótimas, de igual ou até melhor conforto que o metrô. ;-)
Espero que o metrô cresça muitooooooo. Considero o melhor meio de transporte do Brasil, e acho que vários concordam comigo.
Ps: Esses dias eu passei pela tenebrosa Avenida do Estado. PQP! As únicas coisas que se salvam naquela avenida são o Mercado Municipal e o Palácio das Indústrias. De resto é tudo HORRENDO! Deve ser a avenida mais feia do mundo! Alguém aí tem uma sugestão de como melhorar essa medonha avenida?
Seja bem-vindo, Thiago. O metrô está crescendo e isso é ótimo. Espero também que mantenha a qualidade. Quanto a Av. do Estado... vixi, é complicado mesmo... acho que só com algumas demolições e um imenso projeto de recuperação e revitalização ela pode melhorar. Um grande passo seria demolir ou pelo menos restaurar o São Vito. Já seria um começo...
Bent
September 26th, 2005, 01:22 AM
Obrigado pelas boas vindas xD
Pois é, a acho que a única (e cara) solução seria demolir e reconstruir tudo...Se bem que o Tamanduateí tá muito sujo e fedido. Acho que deveriam canalizá-lo, cobri-lo mesmo. E em cima do rio fariam um canteiro central todo florido e verde =p
RRC
September 26th, 2005, 02:45 AM
Eu tenho uma Brasília 75 e um Fusca 73 ambos muítissimos bem conservados. Qual o problema?
RRC
September 26th, 2005, 02:52 AM
Dados da 4 rodas de set/05:
Média de veículos por habitante (2003):
EUA 1,3
Itália 1,5
Alemanha, França e Espanha: 1,7
Japão e Reino Unido 1,8
Brasil 8,0
São Paulo 2,0
Idade média das frotas (jul/2005):
Alemanha: 7,6 anos
Inglaterra: 7,1 anos
França 7,9 anos
Espanha: 7,3 anos
EUA : 9 anos
Brasil: 9,4 anos
Turquia: 10,6 anos
Japão: 11 anos
É.. se aqui contamos Fuscas, Variants, Brasílias e Corcéis, no Japão devem contar Hondas e Toyotas da década de 60 :D
mopc
September 26th, 2005, 04:26 PM
Os estrangeiros comentam que no Brasil não se vê carro velho.
weblogUpdates.ping
SkyscraperCity - Powered by vBulletin
http://www.skyscrapercity.com/
vBulletin® v3.7.1, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.